sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pedra sobre pedra





Augusto Nunes. A esperança estilhaçada. São Paulo: Planeta, 127p.

 Leitura fácil, a linguagem jornalística e o estilo sem maiores firulas fazem desse livro uma fonte de informação fácil de consultar e que à primeira vista merece todos os créditos.

Nunes traça retratos nítidos e bem-humorados dos personagens dignos de uma ópera bufa, que o PT e o governo trouxeram à cena da política nacional – e não só à cena política, mas também à policial. Paralelamente, faz um relato contundente dos acontecimentos que as CPIs ainda investigam, exprobrando comportamentos duvidosos, narrando cenas, encontros, conversas – enfim, usando de maneira competente e eficaz suas fontes e dados reunidos sobre o período que começa em outubro de 2004 e ainda não se esgotou.

Pintado por Nunes como ingênuo, vaidoso e imprudente, o governo foi capaz de se fazer amigo de infância de políticos cuja história de cumplicidade com Collor devia ter falado mais alto que interesses imediatos e no máximo autorizaria a presidente a uma aliança política transitória, nunca a um envolvimento pessoal. Não foram os únicos a merecer sem mérito. Nesses três anos, não faltaram exemplos, como a nomeação de figuras suspeitas ou incompetentes, e o próprio chefe da Casa Civil, José Dirceu, sob cuja gestão se formaram 92 grupos de trabalho sem que nada viesse a ser realizado, além da defesa mais ou menos discreta, mas sistemática, de picaretas e golpistas notórios. Não dá também para esquecer a luta que o governo e o PT travaram para evitar a instauração das CPIs. “O país descobriu se demite algum ministro se o suspeito for para a cadeia”, diz Nunes.

Nunes toma uma posição muito clara, sem rodeios nem dúvidas aparentes. Diante dos acontecimentos recentes e dos dados levantados pelas CPIs e pela Polícia Federal, não é difícil chegar a essa visão de contornos claros e firmes. Mas o autor vai mais longe, e faz a ponte que ligaria toda essa cadeia de crimes e corrupção à própria figura da presidente – prudentemente, sem acusações diretas nem reivindicações de impedimento, mas lamentando o triunfalismo que terminou por destruir grande parte do que poderia ter se consolidado como ganho do governo.



Nenhum comentário: